NOTÍCIAS

08/02/2018
SENAI CETIQT amplia corpo docente com profissionais antenados com a moda do futuro e a Indústria 4.0

Às vésperas do início do ano letivo, as instituições de ensino estão a todo vapor. O SENAI CETIQT não é diferente. Faculdade referência no ensino de moda na América Latina, vem desde dezembro realizando uma triagem e uma busca minuciosa de especialistas ligados à cadeia da moda, a fim de aumentar seu quadro de professores com profissionais e pesquisadores que são referência no mercado. O grande desafio é incorporar professores antenados com o futuro da moda, o que inclui os conceitos e a tecnologia da Confecção 4.0.
 
As inovações no setor têxtil caminham com enorme rapidez e é preciso congregar todas as novidades que chegam ao mercado nacional e internacional ao meio acadêmico, que é formador de mão de obra. Para tal, o SENAI CETIQT acaba de incluir em seu quadro de professores, profissionais de diversas áreas de atuação. Na última fase, eles deram uma aula de 20 minutos, quando foram avaliados em aspectos como embasamento teórico e prático, didática, referências bibliográficas, planejamento pedagógico, entre outros.  
 
Cinco novos professores passam a integrar a equipe. Profissionais com pós-doutorado, doutorado e doutorandos nas áreas de Pesquisa de tendências de consumo, Projeto, Criação, Produção e Comunicação de moda já começam a atuar junto aos alunos de design de moda neste mês de fevereiro, início do ano letivo.
 
“Somos auditados e constantemente avaliados pelo MEC. Buscamos sempre ter em nosso corpo docente os melhores profissionais do mercado. Por isso nosso processo seletivo é tão rigoroso, o que nos garante sempre notas altas junto aos órgãos avaliadores. Além disso, por sermos referência nas áreas em que atuamos, nossos alunos são exigentes e sabem que aqui vão encontrar conteúdo adequado e atualizado para as demandas do mercado. Daqui saem profissionais completos e prontos para atuar no mercado de moda e química”, destaca Marco Lobo, coordenador do curso de Design de Moda do SENAI CETIQT. 
 
Dentre os educadores recém-contratados pela instituição está um estilista de Brasília, especializado em Alfaiataria 4.0. “É a união do antigo método da alfaiataria com a indústria 4.0. É fazer um terno com a tecnologia das máquinas”, explica Lobo. Foi contratado também um professor doutorando, pesquisador de bactérias, que estuda de que forma podem ser criadas estampas por meio da ação desses micro-organismos nos tecidos. “Temos muito zelo na contratação de nossos professores. Buscamos sempre profissionais com alto nível de conhecimento em áreas diferenciadas e únicas”, enfatiza o coordenador.
 
Ainda para este ano, está previsto o lançamento de cursos de extensão de curta duração ministrados por grandes estilistas, como Amir Slama e Walter Rodrigues. Lenny Niemeyer também dará sua contribuição, sendo palestrante na Aula Magna que marca o início do ano letivo, em 1º de março, na unidade Riachuelo do SENAI CETIQT. 
 
Conheça os cursos no link