NOTÍCIAS

05/05/2018
Em encontro do Sindifisco-MS, Longen reforça importância dos incentivos na industrialização

Ao participar nesta segunda-feira (30/04), em Bonito (MS), do 7º Encontro Estadual dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, realizada pelo Sindifisco-MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca a importância dos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado para o processo de industrialização e desenvolvimento regional sul-mato-grossense.
 
“Os incentivos fiscais garantem a competitividade dos produtos industrializados em Mato Grosso do Sul. Hoje, 70% da nossa produção é comercializada para outros Estados e sem esses benefícios não teríamos como competir com as mercadorias das indústrias dos grandes centros do País”, destacou Sérgio Longen, acrescentando ainda que tentam passar para a sociedade que a concessão dos incentivos fiscais é um equívoco do Governo, o que não é verdade. 
 
“Pessoas mal informadas gostam de falar que os benefícios são uma renúncia fiscal por parte do Governo, que o Estado deixa de arrecadar impostos quando fazem essa concessão. Porém, essas pessoas não compreendem que não se pode renunciar a algo que não se contava, portanto, na verdade, o Estado está obtendo uma receita a qual não estava prevista”, explicou o presidente da Fiems, reforçando que os incentivos trouxeram oportunidades de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.
 
Já o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Jader Rieffe Julianelli Afonso, ressalta que, em 10 anos, a concessão de incentivos por parte do governo estadual contribuiu de forma decisiva na industrialização. “Mato Grosso do Sul foi o Estado brasileiro que mais avançou na industrialização e isso trouxe mais desenvolvimento regional. Nos últimos 5 anos, nós recebemos mais de R$ 36 bilhões de investimentos privados e o Estado já é o 5º Estado em investimento no País”, informou, garantindo que sem os incentivos Mato Grosso do Sul ficaria estagnado. 
 
Repercussão
 
Sobre a palestra do presidente da Fiems, Jader Julianelli pontua que foi enriquecedora, principalmente, para os auditores fiscais da Receita do Estado. “O presidente Sérgio Longen demonstrou aos auditores fiscais a visão do empresário quanto aos benefícios dos incentivos fiscais. Ele deixou claro a importância da utilização desses incentivos para a atração e manutenção das indústrias em Mato Grosso do Sul e o corpo fiscal do Estado soube captar essas informações”, afirmou.
 
Para o presidente do Sindifisco-MS, Ronaldo Vielmo Monteiro, o assunto é de interesse de todos. “Enquanto o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Jader Julianelli, detalhou como ficou a concessão de incentivos fiscais com a convalidação, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, falou sobre como os empresários estão transformando esses benefícios em mais empregos para os trabalhadores do Estado”, analisou.
 
O secretário-adjunto de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Cloves Silva, completa que a palestra do presidente da Fiems foi um momento importante para os auditores fiscais da Receita Estadual. “O nosso corpo fiscal prima pela qualidade e eficiência da máquina e, por isso, é importante que os nossos auditores também entendam como pensa o outro lado, que é o empresariado sul-mato-grossense”, ressaltou.