NOTÍCIAS

30/11/2017
Para presidente do Compem da Fiems, compras públicas são oportunidade para micro e pequenas empresas

Durante o 8º Fomenta Nacional, que começou na última terça-feira (28/11) e terminou nesta quarta-feira (29/11), em Brasília, o presidente do Compem (Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas) da Fiems, José Francisco Veloso, ressaltou a importância do evento no sentido de esclarecer e melhorar a gestão das compras públicas do micro e pequeno empresário. 

“É importante eventos como esse para conhecermos melhor a legislação com relação à compras públicas, já que essa é uma grande oportunidade para micro e pequenos empresários, mas que exige conhecimento dos trâmites necessários para participação dos processos licitatórios”, afirmou José Francisco Veloso.

Nesse sentido, o presidente do Compem da Fiems destacou o painel “A Importância da Parceria com Órgãos de Controle para o Incremento da Participação dos Pequenos Negócios nas Compras Públicas”, que contou com o conselheiro do TCE/MG, Sebastião Helvécio; o diretor Geral do TCE/MS, Eduardo Santos Dionizio; e o ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer. 

“Foram palestras bastante esclarecedoras. O setor de controle apresentou interesse de que a legislação sobre as compras públicas seja adaptada, para que seja gerada mais receita para as micro e pequenas empresas e, consequentemente, mais emprego e renda para a população de um modo geral”, avaliou José Francisco Veloso. 

Fomenta Nacional

Idealizado em 2008, o Fomenta Nacional tem como objetivo aproximar os pequenos negócios de compradores públicos. Realizado a cada dois anos, o evento traz em sua programação uma série de palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais, apresentações de casos de sucesso, além do encontro de oportunidades realizado entre pequenos negócios fornecedores e gestores públicos.